Vale consegue liminar que libera operações

O juiz federal Vigdor Teitel revogou a interdição nos píeres de minério e o de carvão do Complexo de Tubarão no início da noite desta segunda-feira (25). A decisão garante o restabelecimento imediato das atividades. O magistrado, que é do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), aceitou o pedido de liminar apresentado pela mineradora.

As atividades econômicas no Pier II (Minério de Ferro) e no Pier de Carvão (Praia Mole) haviam sido suspensas por decisão da Justiça Federal Criminal, em Vitória, na última quinta-feira (21). Segundo a Justiça, a medida foi tomada por causa da emissão de poeira de carvão no ar de Vitória e pó de minério no mar.

O juiz aceitou o mandado de segurança, com pedido de liminar, apresentado pela mineradora, mas estabeleceu prazo de 60 dias para que a Vale cumpra um conjunto de medidas por ele estabecida.

Dentre as exigências está a adoção de “novas medidas práticas de contenção com vistas a estancar ou reduzir ao mínimo as emissões de partículas de pó na atmosfera e os resíduos despejados no mar de Vitória”.

A Vale disse que foi informada sobre a decisão favorável do Tribunal Regional Federal (TRF), na noite desta segunda-feira, e que retomou as atividades.

Acompanhe-nos
Assista aos nossos vídeos
RJ WEB HOST  - STREAMING TV HD
Desenvolvido por:
RJ WEB HOST